19.02.2018

Conhecendo o Kennedy Space Center

Estados Unidos, Flórida

Quando estávamos organizando nossa última viagem pela Flórida, decidimos que faríamos tudo com calma e sem correria, sem bate-volta dos lugares que gostaríamos de visitar. Já fazia algum tempo que queria visitar o Kennedy Space Center e acabava que nunca dava certo de visitarmos em função de tempo ou roteiro e, desta vez, conseguimos nos organizar e ir na estação de lançamento de foguetes da NASA, no Cabo Canaveral.

Descobrimos que o KSC (Como é abreviado) fica entre Cabo Canaveral, Merritt Island e a pacata cidade de Titusville. E foi em Titusville que decidimos ficar para ficar mais próximo do Kennedy Space Center.

Como foi o nosso trajeto?

Talvez, até contrariando a ideia inicial de fazer tudo sem correria, vou dizer que é tranquilo fazer um bate-volta, mas foi perfeito ir para Titusville, sem a preocupação com horário ou de estar cansado para dirigir.

Saímos de Orlando com destino ao hotel que ficaríamos hospedados em Titusville, colocamos no Waze (estávamos conectados 24 horas com a internet 4G da EasySim4U) e  seguimos viagem. O trajeto dura em torno de uma hora para quem viaja direto. Viagem tranquila, estrada bem sinalizada e com alguns poucos pedágios, mas como estávamos com o nosso SunPass Mini, não precisamos nos preocupar com isso.

Confira o post sobre o SunPass Mini e pedágios na Flórida.

 

Kennedy Space Center Nasa Entrada - Conhecendo o Kennedy Space Center

Kennedy Space Center

Como somos daquele estilo de viajante que se enxerga uma loja, já faz o retorno para parar, saímos de Orlando no início da tarde e fomos para Titusville sem problemas com o horário, pois iríamos visitar o complexo do KSC apenas no outro dia. Com isso, o percurso de uma hora, levou quase duas… hahaha

Chegamos na cidade, fomos direto no KFC almoçar e depois fomos para o hotel descansar um pouco e aproveitar a piscina do Fairfield Inn & Suites by Marriott Titusville Kennedy Space Center. A cidade é realmente bastante tranquila, sendo o principal ponto turístico próximo o Kennedy Space Center, porém foi perfeito para ir no Walmart com quase zero turistas que já conheci, bem com uma das maiores Dollar Tree e uma Marshalls onde tudo estava bem organizado e com uma variedade de produtos excelente.

Rocket Launch

Quando você planejar ir no KSC, vale a pena entrar no site oficial para verificar qual o dia terá um Rocket Launch, ou seja, um lançamento de foguete na estação.

O calendário geralmente é fixo, mas eventualmente podem ocorrer alterações sem prévio aviso. No nosso caso, no dia em que iríamos, não teria nenhum, porém quando chegamos no hotel, descobrimos que teria um na manhã seguinte, por volta das 6h. Fiquei bastante animado pela coincidência, mas não seria possível irmos em função do ingresso que tínhamos. Mais abaixo vou explicar estas opções. Antes de dormir coloquei o despertador para tocar cedo e poder ver de longe o lançamento. Até pensei em irmos lá, mas desisti, pois estava calor demais, mesmo logo cedo.

Resumindo a história, o despertador deve ter tocado e desliguei. Acordamos às 8h da manhã, com aquela sensação de perda, mas fazer o que, né?! Fomos tomar café, nos servimos e, em determinado momento, observei que estávamos sozinhos na área do café e logo depois um barulho longe e muito alto. Acabei não me ligando imediatamente e quando percebi, me dei conta que o lançamento deveria estar atrasado (li diversos relatos que pode ter horas de atrasos) e fui para a rua ver, mas já era meio tarde e acabei vendo só fumaça do rastro do foguete e um barulho já mais baixo ao fundo.

Quando voltei, quem tinha saído do café começou a retornar para finalizar a primeira refeição do dia. Terminamos de nos arrumar, fizemos o check-out e partimos rumo ao KSC.

 

Ida até o Kennedy Space Center

Foram em torno de 15 a 20 minutos no trajeto entre o hotel e o KSC, onde chegamos e fomos estacionar. O complexo possui estacionamento próprio, pelo valor de U$ 10,00 o período e pagamento é efetuado na entrada. O estacionamento é bastante amplo e no dia da nossa visita estava bem tranquilo.

O lugar é bastante organizado e o processo de entrada no parque foi rápido e sem burocracias.

Efetuamos a troca do nosso voucher no balcão de informações e seguimos para a entrada e inspeção de segurança.

Na frente do parque, antes da inspeção, existe um globo da Nasa, que é lugar oficial para tirar fotos. Como no momento em que chegamos tinha bastante gente na volta para registrar o momento, decidimos fazer na saída e não nos arrependemos. Na verdade não tem uma regra, pois se estiver tranquilo na chegada, já aproveita este momento, pois como na época de Verão chove muito, existe a grande possibilidade de estar chovendo.

20841837 1567031306692013 1941626065437409403 n 650x650 - Conhecendo o Kennedy Space Center

Kennedy Space Center

Sobre o KSC:

Considero o Kennedy Space Center um museu e não um parque de diversões. Claro que não é um museu parado, existe a proposta de interatividade em diversas atrações. Lá você vai encontrar muita informação sobre a evolução dos programas espaciais dos Estados Unidos, como ocorreu a trajetória dos projetos mais famosos e também os planos futuros da Nasa.

Kennedy Space Center Nasa Praça dos Foguetes - Conhecendo o Kennedy Space Center

Foguetes

Logo na entrada do parque, à esquerda, você poderá observar o jardim dos foguetes e depois não existe uma ordem exata das atrações para você visitar. Como a estrutura do parque não funciona como a Disney, em “ilhas”, é fácil ir de um lado ao outro e ir mesclando as atrações de acordo com os horários e com o seu interesse. Como preferimos fazer tudo mais objetivo nos parques, decidimos ir direto para o que leva mais tempo e que consideramos imperdível no Kennedy Space Center: o Bus Tour até o Apollo/Saturn V Center.

 

Bus Tour

Está incluso no ingresso básico um tour de ônibus, que passa pelos principais pontos da Nasa no Cabo Canaveral.

O ônibus sai do Kennedy Space Center a cada 15 minutos e faz um passeio que circula próximo a estação de lançamento, do prédio que faz a montagem dos foguetes e do Centro de Controle de Lançamentos. Estas são áreas restritas, onde não é possível visitar desacompanhado ou sair do ônibus. Em alguns pontos, o motorista solicita que o telefone e câmeras deixem de ser utilizados. Vale comentar que este trajeto não é possível ser feito de carro ou por conta própria, por se tratar de uma área restrita do governo americano. Para fazer o tour, somente com o bus incluso no ingresso do KSC.

Kennedy Space Center Nasa Bus Tour - Conhecendo o Kennedy Space Center

Embarque para o Bus Tour

Kennedy Space Center Nasa Plataforma Lançamento - Conhecendo o Kennedy Space Center

Plataforma de Lançamento, visto a partir do Bus Tour

Kennedy Space Center Nasa Plataforma Transporte Foguete - Conhecendo o Kennedy Space Center

Plataforma de Transporte para Foguetes

Kennedy Space Center Nasa Predio Montagem Foguetes - Conhecendo o Kennedy Space Center

Prédio onde são montados os Foguetes

Existe também um outro tour mais completo e guiado, com algumas paradas. Este tour deve ser agendado com antecedência e possui um valor extra de 25 dólares por pessoa.

 

Chegada no Apollo/Saturn V Center

Após o trajeto com o ônibus por algumas áreas da Nasa, chegamos no Apollo/Saturn V Center. Todos os passageiros descem e iniciam o passeio pelo complexo. A primeira parte é um filme, que mostra algumas cenas sobre a missão Apollo e sobre a história da Nasa.

Logo após, é aberta uma porta que te leva a uma segunda sala, com o impressionante painel de controle utilizado no lançamento das missões Apollo e mostra mais um vídeo muito interessante de como tudo funcionou. É impressionante ver a quantidade de pessoas envolvidas e o número de botões e telas da sala. Vai dizer, é difícil entender como naquela época já existia uma tecnologia que possibilitou a criação de foguetes para enviar em missões para o espaço!

Kennedy Space Center Nasa Apollo Saturn Center - Conhecendo o Kennedy Space Center

Sala do controle de lançamento do Apollo

Em seguida, fomos para o salão principal e é aqui onde está exposto o foguete Saturn V, um dos 13 utilizados nos lançamentos entre os anos 1967 e 1972. Gente, o tamanho é impressionante: são 111 metros de muito metal e história. O lugar é um estilo de museu que vai mostrando como funcionou a missão Apollo e suas fases, além de mostrar diversas peças imperdíveis, como um pedaço da Lua (eles dizem ser de verdade e eu acredito), cápsulas de reentrada na Terra – tem uma bastante danificada (tipo queimada) e o tamanho chega a dar uma angustia! É um lugar com espaço bastante reduzido, que chega a dar um sufoco.

Kennedy Space Center Nasa Foguete Saturn V - Conhecendo o Kennedy Space Center

Foguete Saturn

Kennedy Space Center Nasa Saturn V - Conhecendo o Kennedy Space Center

Foguete Saturn

Kennedy Space Center Nasa Pedra Lunar Lua - Conhecendo o Kennedy Space Center

Pedra Lunar

Kennedy Space Center Nasa Apollo 14 Kitty Hawk - Conhecendo o Kennedy Space Center

Cápsula de reentrada na Terra

O lugar também conta com trajes espaciais, filmes e atividade, como colocar uma roupa de astronauta.

Como estamos na Flórida e todas as atrações terminam em uma lojinha, lá não é diferente e há também uma loja gigante com tudo que você pode imaginar relacionado ao universo da NASA!

Reserve uma média de 1:30 a 2 horas para visitar esta atração e considere fazer logo que você chegar ao KSC, pois ainda existe o tempo de retorno do bus e um horário limite para iniciar ela.

 

Atividades imperdíveis do complexo:

Space Shuttle Atlantis

Na nossa opinião é uma das áreas mais legais do complexo, por ter mais interatividade.

Após o nosso retorno do Bus Tour, fomos para a Atlantis. A visitação inicia com um vídeo (a maioria das atrações no KSC funciona assim), explicando a criação do conceito do Shuttle e do programa Atlantis. Após o vídeo, se abre uma porta para a parte principal do galpão e onde está exposta a Shuttle Atlantis, entre outras diversas atrações, como escorregador, labirinto suspenso para crianças e adultos e o principal: o Simulador de Lançamento.

Kennedy Space Center Nasa Entrada Atlantis - Conhecendo o Kennedy Space Center

Entrada para o Atlantis

Kennedy Space Center Nasa Atlantis Surpresa - Conhecendo o Kennedy Space Center

Atlantis

Kennedy Space Center Nasa Atlantis - Conhecendo o Kennedy Space Center

Atlantis

https://www.facebook.com/dicasdeviagensecia/videos/1875407369389056/

A gente foi várias vezes no escorregador! Essa área do parque é muito divertida para adultos e crianças.

Há ainda um exemplo da van oficial que é utilizada para para levar os astronautas até a estação de lançamento.

Como são várias atrações e o Simulador de Lançamento pode ter fila, reserve de 1 uma hora e meia para esta atração. Obs.: Para andar no simulador é necessário deixar todos os objetos nos armários disponibilizados.

Kennedy Space Center Nasa Van Oficial Lançamento - Conhecendo o Kennedy Space Center

Van Oficial para ida até o Lançamento

As demais atrações

Heroes & Legend

Logo na entrada do parque e do lado do Rocket Garden, este lugar é dedicado a memória e história dos astronautas que participaram das missões espaciais da Nasa. Em alguns dias é possível conversar com os astronautas! Fique ligado nos horários.

Kennedy Space Center Nasa Entrada Heroes Legends - Conhecendo o Kennedy Space Center

Entrada para o Heroes & Legend

Rocket Garden

Literalmente é um jardim de foguetes!

Aqui estão expostos diversos foguetes dos programas espaciais dos Estados Unidos – Nasa, como Mercury, Gemini e Apollo.

Kennedy Space Center Nasa Foguete - Conhecendo o Kennedy Space Center

Foguetes

Outras atrações:

Você ainda terá outras atrações, como I-MAX 3D com algumas opções de filmes relacionados a Nasa, um Memorial aos Astronautas a céu aberto e uma área kids com atividades do Angry Birds.

Kennedy Space Center Nasa Satelite - Conhecendo o Kennedy Space Center

Satélite

KSC Nasa Astronauta - Conhecendo o Kennedy Space Center

Astronauta e os turistas empolgados

 

Conclusão:

Você gosta de história e do universo dos astronautas e da NASA? Então este é o lugar!

Prepare-se para muito conteúdo e informação (em inglês) sobre as missões que levaram o homem a Lua, bem como as demais – tripuladas ou não, para enviar satélites ao espaço, manutenção, de reconhecimento ou estudos.

O lugar é extremamente bem organizado e muito didático, perfeito para visitar no verão, pois todas as atrações são em estruturas fechadas e com o ar-condicionado bombando 🙂 e, por chover com frequência na região e principalmente no verão, estar em um ambiente fechado ajuda e muito nos passeios com crianças.

Valores: Adulto U$ 50,00 e Infantil U$ 40,00.

Extras: São oferecidas diversas atrações extras, confira direto no site do KSC.

 

Leia mais sobre a Flórida

Como economizar com pedágios na Flórida? Utilize o SunPass Mini
Planet Hollywood Observatory em Orlando
Alugar um Carro no Aeroporto é mais caro?
Hotel em Miami: Habitat Residence Condo Hotel
Buca di Beppo: Restaurante Italiano nos Estados Unidos
Hampton Inn & Suites By Hilton em Miami Brickell/Downtown
Hotel em Orlando: Sheraton Suites Orlando Airport
Orlando Eye: Conheça a Roda Gigante de Orlando
6 Praias Paradisíacas para você conhecer na Flórida
Hotel em St. Pete Beach: Plaza Beach Hotel

 


ACOMPANHE TODAS AS DICAS PELAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK l INSTAGRAM l YOUTUBE l TWITTER | PINTEREST

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Reserve seu Hotel no Hoteis.com l Parcelamento em até 12x
Compre seu Chip de internet Ilimitada | Funciona em mais de 140 países

Todos os Destinos do Dicas de Viagens & Cia.

AMÉRICA DO SUL

Argentina | Paraguai | Uruguai

AMÉRICA CENTRAL

Panamá

AMÉRICA DO NORTE

New York | Flórida | Carolina da Sul Geórgia | Montreal

BRASIL

Alagoas | Bahia | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Sul |

Santa Catarina | São Paulo

EUROPA

Alemanha Espanha | França | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal

Reserva Agora 300x250

* Nossos ingressos foram uma cortesia do Kennedy Space Center, ao qual agradecemos pela oportunidade e parceria, mas ressaltamos que todas as opiniões aqui relatadas são pessoais e reais.

pinit fg en rect red 28 - Conhecendo o Kennedy Space Center

Comente via Facebook
Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Dicas de Viagens e Cia no YouTube