09.03.2017

Europa – Aluguel de carro na Alemanha

Alemanha

Viajar de carro te proporciona uma liberdade impagável, não precisar cumprir roteiros fixos e horários é uma das definições da palavra FÉRIAS! Saiba exatamente como funciona o aluguel de carro na Alemanha e na Europa, viaje com mais liberdade, sem que isso custe uma fortuna.

Primeiro Aluguel – Frankfurt / Alemanha (27/12/2016 – 02/01/2017)

 

Em nossa Eurotrip, depois de criarmos nosso roteiro, identificamos que precisaríamos alugar
carro em 3 momentos:
  • Alemanha = Retirada em Frankfurt e devolução em Stuttgart;
  • Itália = Retirada em Roma e devolução em Bolonha;
  • Portugal = Retirada e devolução em Lisboa.
Antes de falarmos propriamente no aluguel do carro, quero abordar um tema que sempre discutimos: Alugar Carro ou Viajar de Trem?

 

Nas duas viagens à Europa que fizemos juntos, a escolha foi carro. Acredito que a nossa decisão sempre se deu pelo estilo das viagens que fazemos, pois elas não são muito ao estilo “Mochilão”. Avaliamos o roteiro que pretendemos seguir, as cidades que queremos visitar e o tipo de bagagem que iremos levar e isso nos leva a colocar os prós e contras entre os meios de transporte.

 

roda-mundo
Cito abaixo, os pontos positivos X pontos negativos, que no final, nos levaram a escolha do carro:
  •  Não ter um horário fixo / pré-determinado = como o ideal é já comprar os bilhetes de trem previamente, você sabe que em determinada data e horário, você possui aquele compromisso e que o atraso resultará na perda da passagem, demais custos de remarcação e tempo perdido. Claro que, mesmo estando de carro, seguimos o roteiro planejado na ponta do lápis, acordamos cedo para aproveitarmos o tempo e não perdermos nada da cidade. Temos este compromisso conosco mesmo, porém se quisermos dormir um pouco a mais, fazermos alguma parada extra, não teremos problemas!
  •  Paradas estratégicas entre as cidades = você está viajando entre uma cidade e outra e avista uma bela paisagem? De carro você para, aprecia, tira fotos, conhece mais uma cidade, um castelo, um lago, enfim, coloca na tua coleção de novos locais mais um ponto! De trem, se você conseguir ver, deu sorte! Até ligar a câmera para “tirar o retrato” já deve ter passado… Algo que volta e meia acontecia, era avistar um Outlet e resolvermos parar para tentar encontrar alguma barganha, assim como obtivemos em Portugal.
  •  Gastos = você vai perguntar, viajar de carro não é muito mais caro que viajar de trem? Se você está viajando sozinho, esta resposta é sim! Viajando de dupla, como é o nosso caso, nem tanto ou quase igual. Ao alugar o carro, é importante fazer um comparativo nos custos, que envolvem combustível, pedágio, estacionamentos e a possibilidade de gastar com alguma avaria que o carro venha a ter. Ninguém é livre de estar viajando e acontecer algo do tipo.
Nosso primeiro aluguel da viagem foi com a locadora Sixt e aqui vai uma dica de ouro:

 

Alugar um carro fora do aeroporto fará você economizar MUITOS euros ou dólares na conta final! Sim, isso mesmo, além das taxas aeroportuárias que incidem no aluguel com retirada no aeroporto, as locadoras aproveitam para aumentar a margem de lucro pois é uma facilidade para o cliente retirar o carro logo após sua chegada no destino. Com toda certeza os custos de manter uma operação em um aeroporto devem ser maiores do que em uma loja no centro da cidade, porém cabe ao cliente pesquisar e encontrar o melhor preço para a sua necessidade. Como no nosso caso não utilizaríamos o carro nos dois primeiros dias, realmente valia a pena alugar fora do aeroporto.

 

No nosso caso, comparando as mesmas datas e carro, com retiradas no aeroporto ou no centro, obtivemos uma economia de 20% ao reservar o carro na loja fora do aeroporto, o que representou uma grande diferença nos valores finais!

 

Optamos em fazer a reserva na loja Sixt do Centro (Sixt Frankfurt / Main City Centre) Zeil 5, 60313 Frankfurt am Main.

 

A reserva ocorreu toda através do aplicativo da Sixt para Android, de forma rápida e prática e optamos por efetuar o pagamento em dinheiro no local. Em alguns carros, existe uma diferença de até 30% para efetuar o pagamento antecipado, porém a categoria que reservamos a diferença era muito pequena e não valia a pena. Fora isso, a tarifa pré-paga não permite cancelamento ou alterações. O pagamento no balcão te permite fazer alterações a qualquer momento, inclusive eventualmente encontrar uma tarifa melhor até poucos dias antes da retirada.

 

Reservamos para efetuar a retirada dia 27 de dezembro às 9.30hs da manhã, tomamos o nosso maravilhoso café no Adagio Aparthotel. Pegamos o metro e caminhamos algumas quadras até chegar na loja.

 

Acabamos chegando 15 minutos atrasados, pois o Google Maps nos disse para dobrar na rua errada, porém chegamos e não tivemos maiores problemas para completar o processo de retirada.
mapa-sixt-frankfurt-alemanha

Loja da Sixt

 

Tínhamos reservado uma SUV compacta e a categoria possui a opção de BMW X1, Audi Q3 e VW Tiguan. Como possuo o cartão de fidelidade da Sixt Platinum (Promoção de alguns anos atrás de Status Match com a Smiles), a possibilidade de conseguir um upgrade é grande quando há disponibilidade. Como não haviam muitos carros em função do final de ano, não foi possível o atendente conceder o benefício. Realmente, na hora que retiramos o carro, o estacionamento estava bem vazio.

 

O procedimento de retirada e cadastro é bem simples e consistem em:

 

 Identificação da reserva, pelo nome e sobrenome ou número gerado;
 Preenchimento de alguns dados cadastrais, como email, telefone e endereço;
 Cópia da carteira de motorista brasileira, dentro da validade;
 Cartão de crédito internacional, com limite para o tradicional bloqueio de segurança, caso na devolução seja constatada alguma avaria no carro;
 Assinatura do contrato;
 Entrega da chave e cópia do contrato.

 

Quando você aluga um carro, existe a possibilidade de utilizar o seguro oferecido pelo cartão de crédito (que vamos falar em outro post) ou de utilizar o da locadora. Você precisa fazer um dos dois para sair com o carro. Caso você opte pelo da locadora, que foi o nosso caso, existem patamares diferentes que alteram o valor da franquia em caso de algum sinistro. Em todos os casos você está coberto pelo seguro, porém o valor da franquia é maior quando você paga menos e, pode até chegar a zero, caso você pague um valor maior de seguro.

 

Escolhemos o de menor valor e sabíamos que qualquer eventualidade teríamos um gasto maior, porém a diferença no valor do aluguel pode praticamente dobrar.

 

Recebemos um Volkswagen Tiguan zerada – modelo novo! (Não vou mentir que fiquei com muita vontade de dirigir uma X1 nova geração), porém sabemos que ao alugar um carro estamos reservando a categoria e não um modelo especifico.

 

O carro nos surpreendeu positivamente, pelo conforto, tecnologia e espaço. O carro era manual com 6 marchas, tinha GPS integrado na central multimídia, comandos no volante, ar condicionado digital, aquecedor nos bancos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de LED, um motor ágil e potente e o que mais me impressionou foi o sistema de assistente de faixa, que na estrada faz praticamente sozinho as curvas, mantendo o carro alinhado durante a viagem.
tiguan-sixt-stuttgart

Tiguan

vw-tiguan-sixt-alemanha-stuttgart

vw-tiguan-frankfurt-sixt-alemanha
interior-vw-tiguan-sixt-alemanha

 

Com ele retornamos ao Adagio, buscamos nossas bagagens e caímos na estrada para a próxima cidade do nosso roteiro, Heidelberg.
Visitamos também Strasbourg e Colmar, na França, e retornamos para Alemanha, onde devolvemos o carro no aeroporto de Stuttgart, finalizando nossa primeira etapa da Eurotrip.

 

Vale a pena observar que antes de entregar, é importante fazer o abastecimento, deixando o tanque completo. Você retira o carro com o tanque cheio e devolve cheio. As taxas das locadoras são muito caras e não vale a pena correr o risco de ter que pagar uma fortuna pelo tanque não estar completo.

 

Algumas locadoras oferecem também a possibilidade devolver o tanque vazio. Na prática, você está comprando o combustível que está no carro e pode utilizar sem se preocupar em abastecer o carro antes da devolução. Acredito que esta opção pode até ser prática, porém não me sinto confortável e seguro em ficar sem bastante combustível no carro para uma eventualidade (ficamos quase uma hora e meia parados entre a fronteira da Alemanha com a França), além de que, com toda certeza, você vai devolver o carro com combustível que você já pagou no tanque. Impossível ter a precisão de usar o combustível ao ponto de ter quase nada ao devolver.

 

Outro ponto importante é o endereço de devolução do carro no aeroporto. A gente colocou no Waze o nome da loja no aeroporto correspondente, ele nos levou corretamente até ao aeroporto, porém não da entrada correta. Tivemos que fazer o retorno e nos guiamos pelas placas e chegamos no local correto. Aconselhamos que, ao chegar na região do aeroporto, você observe as placas de sinalização, pois sempre existe a indicação de Rental Car Return, o que facilita a localização da entrada correta.

 

Ao finalizar a entrega, peça o comprovante que informe que está tudo ok. Em alguns casos, ultimamente, eles estão enviando por email. Caso você esteja com alguns minutos sobrando, se dirija até uma loja da locadora e peça para verificar se o contrato foi encerrado e se está tudo correto. Nunca tivemos problemas, mas acho válido ter todas as garantias. Já teve até um caso onde o meu voo era muito cedo e, tive que estacionar o carro e deixar as chaves em uma caixa de devoluções e eles terminaram o processo posteriormente, sem a minha presença.

 

Números de nosso roteiro entre Alemanha e França:

 

Pedágio: Não haviam pedágios
Combustível/Valor gasto: 79,00 euros
Km rodados: 806km
Valor do Aluguel: 312,00 euros

 


ACOMPANHE TODAS AS DICAS PELAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK l INSTAGRAM l YOUTUBE l TWITTER

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS

Seguro Viagem na Mondial Assistance l 15% de Desconto com cupom do Blog

Todos os Destinos do Dicas de Viagens & Cia.

AMÉRICA DO SUL

Argentina | Paraguai | Uruguai

AMÉRICA CENTRAL

Panamá

AMÉRICA DO NORTE

New York | Flórida | Carolina da Sul | Geórgia

BRASIL

Alagoas | Bahia | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Sul |

Santa Catarina | São Paulo

EUROPA

Alemanha | Espanha | França | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal

pinit fg en rect red 28 - Europa - Aluguel de carro na Alemanha

Comente via Facebook
Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
1 comentário
  1. Geovana Melo21/04/2017 - 17/0530

    Estou adorando o blog. Parabéns.

Dicas de Viagens e Cia no YouTube